Depoimentos dos Aprovados para Juiz Federal - Professor Marciano
Pedro Ivo Martins Caruso Dippolito. Juiz de Direito. 1º Colocado na Prova Oral do XV Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Aprovado também nos concursos públicos para o cargo de Juiz de Direito dos estados do Rio de Janeiro e do Paraná. “A preparação com o Marciano foi essencial para encarar a jornada de prova oral. Sua organização e condução do grupo na realização de diversos trabalhos, muito nos aliviou na difícil tarefa de direcionar os estudos. Além disso, suas dicas e simulados de prova oral muito me ajudaram no oral do Trf1 e também nos orais do TJPR e TJRJ. Acho que vale muito a pena contar com a ajuda do Marciano.”
Gustavo G. Murad – Juiz Federal. 1º Colocado na Prova Oral do XVII Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. “Pessoal, gostaria de expressar publicamente meu eterno agradecimento ao Marciano por moderar e organizar todas as tarefas do grupo de estudos pra oral do último concurso do TRF3. A ajuda e liderança dele foi fundamental para a construção de um trabalho valioso e aprofundado sobre os pontos do edital, a jurisprudência da banca, organização de questões anteriores e outros materiais. Graças à tudo isso e alguns cursos que fiz, tive a felicidade de lograr a nota 8,98 na oral. Se eu fosse prestar uma nova prova oral eu certamente me valeria da ajuda dele novamente. Desejo à todos muita boa sorte e a benção de Deus para a prova. Aguardo à todos como colegas. Abraços.”
Jorge S. Peixoto – Juiz Federal. Aprovado no XV Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. “O trabalho do Marciano, foi fundamental para o grupo. Iniciou a coordenação para a oral do TRF1 organizando e compilando o vasto acervo de materiais e dividindo atribuições entre os membros. Estabeleceu datas, metas e cobrou com rigor o cumprimento das tarefas. Ao final, tivemos um material riquíssimo e atualizado, além de muito bem organizado, o que é fundamental para otimização do estudo. Além disso, simulou a prova oral, sorteando pontos com 24 h de antecedência e, depois, fez arguições por mais de três horas, expressando suas opiniões, impressões e dicas ao final. Percebi claramente pertinência dos comentários, fruto da experiência que o mesmo possui por ter assistido dezenas de provas orais, inclusive todas do XV concurso do TRF1. Recomendo fortemente o Marciano para coordenar o grupo, é comprometido, sempre disponível e zeloso.”
Hugo L. A. Frazao – Juiz Federal. Aprovado no XV Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. “Marciano, meu irmão, quero parabenizá-lo pela enorme ajuda que deu a mim e ao nosso grupo durante a preparação para a fase oral TRF1. Foi você o responsável por organizar todo o nosso planejamento de estudos, fixando calendário, metas, prazos e relatórios de atividades. Faço elogios aos projetos inovadores que você idealizou para nossos treinos, como os simulados individuais contigo, a copilação de questões, doutrina e jurisprudência específica conforme o Edital do concurso, além do resumo atualizado ponto por ponto dos temas da Oral. Obrigado pelo serviço de excelência que nos ofereceu e, mais ainda, pelo espírito fraterno com que conduziu os trabalhos. Todos somos gratos por tudo. Parabéns, meu amigo!”
Rafael Franklin Bussular. Juiz Federal. Aprovado no XV Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. “Pessoal, em primeiro lugar, quero parabenizar vcs pelo resultado até aqui, um seleto grupo que está no último passo para o cargo de Juiz Federal. Nessa etapa, pela qual também passei, tive o privilégio de contar com a colaboração do meu nobre amigo Marciano, que nos orientou a elaborar um material excepcional para nossa preparação, indo muito além dos resumos e livros de concurso. Importante tb foi a organização das trincas, que nos permitiu treinar respostas orais continuamente até a semana da prova. Quanto ao simulado que ele oferece, considero de igual ou melhor qualidade que os oferecidos por aí. Diferentemente dos outros, ele não ensina uma fórmula, mas sim orientações tendo como base as mais de cem sessões reais de prova oral da magistratura federal que já assistiu, com examinadores de diversos estilos, sem contar que o simulado de quase três horas ele faz com perguntas até mais difíceis, nos leva a experimentar uma situação mais intensa que a prova oral, que dura aproximadamente uma hora. Enfim, acredito que vcs só terão a ganhar com a ajuda dele. Fiquem firmes e tenham fé no Criador. Um abraço.”
Renata A. Moura – Juíza Federal. Aprovada no XV Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. “O simulado que o Marciano fez conosco foi muito bom. Deu dicas acerca do comportamento dos membros da banca, dando sugestões de respostas às perguntas e, principalmente, analisando meu desempenho. O simulado procurou ser o mais próximo possível da prova oral, inclusive havendo o sorteio do pontos nas 24 horas anteriores a arguição. A ajuda do Marciano foi também muito importante na organização do nosso grupo, pois ficava sob a sua responsabilidade o fornecimento dos links dos resumos, bem como compilá-los. Dessa forma não perdemos tempo com essas questões de informática. Gostei muito do trabalho que o Marciano desenvolveu no nosso grupo nas resolução das nossas demandas. Além de toda a sua ajuda ele é uma pessoa muito atenciosa e gentil.”
Frederico Pereira Martins – Aprovado no XV Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. “Meus amigos, primeiramente parabéns a todos pela aprovação! Todos são merecedores de estarem onde estão agora! Vou ser bastante breve e objetivo sobre o assunto de maior interesse de vocês agora: estratégia de preparação. Não ganha agora quem alcançou a maior nota ou quem já leu mais tratados de direito. Não é isso que vai definir a vitória na batalha final da jornada de vcs. Ganha quem conhece o inimigo e quem sabe chegar até onde ele mora. Pra isso vocês precisam de um líder, de alguém que aponte a direção e seja o coordenador da força coletiva do grupo (sim, além da estratégia, outro fator indispensável neste momento é a solidariedade e o trabalho em conjunto). Marciano é indiscutivelmente o sujeito com mais know-how no Brasil hoje sobre provas orais na Magistratura Federal. Quem me conhece do grupo de vocês sabe que eu também estou na caminhada dos estudos há um tempo e sabe que eu moderei os últimos grupos de 2a fase do TRF3 e do TRF1. Sei, portanto, do que estou falando. Um estrategista e coordenador dos trabalhos é fundamental nesta etapa final, mais ainda do que na 2a fase. Quem moderar o grupo e for candidato ao mesmo tempo, correrá um sério risco de não conseguir estudar e chegar na prova despreparado ou num nível de stress que atinja a qualidade do raciocínio, do discurso (por isso é indispensável uma preparação desde já no quesito emocional de vocês). Para a prova oral no TRF1, fiz 4 cursos pra minha preparação. Gastei em torno de 7 mil reais somente em cursos e digo, com segurança, que o simulado feito com o Marciano, pelo skype, contou com a mesma qualidade (na verdade me deu um feedback ainda melhor do que certos simulados em cursos já conhecidos). Em suma, dou o meu testemunho do que vi no trabalho do Marciano na preparação do oral do TRF1: coordenação e liderança com firmeza na condução do grupo; orientação de como e o que fazer pra chegar na prova municiado de tudo que precisa saber (nem mais, nem menos); e, por fim, avaliação da postura, linguagem, fluidez, etc. (Marciano já assistiu aproximadamente 100 arguições de provas orais na Magistratura Federal). É isso que tenho a dizer. Deixo claro que escrevo aqui pela profunda gratidão que tenho a Marciano e pelo intento de ajudar vocês, nada mais. Um abraço e fiquem com Deus na travessia final. Vocês vão conseguir.”
Mônica G. Lima – Juíza Federal. Aprovada no XV Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. “Prezados candidatos, Primeiramente gostaria de parabenizá-los por chegarem a uma prova oral da Magistratura Federal! Sei como é difícil e quanto sacrificaram para atingir essa conquista. Mas infelizmente a batalha não acabou! Há uma etapa muito desgastaste e sofrida que está por vir: a famigerada prova oral... Muito conhecimento, pouco tempo de preparação, desgaste emocional... Por isso a estratégia torna-se muito importante!!! A necessidade de alguém para administrar o grupo e direcionar os trabalhos é primordial. Nós do TRF 1 tivemos o privilégio de contar com a ajuda do Marciano, pessoa dinâmica, organizada, prestativa, enfim, um porto seguro. Além de organizar as tarefas, como o resumo dos dos pontos do edital, perguntas e respostas dos certames passados, resumo de informativos, formação de grupos para arguição via skype, Marciano fazia simulados com hora marcada com todos os colegas interessados. Cheguei a fazer simulados em cursos específicos para a prova oral e acho que não foram melhores do que aqueles realizados por nosso administrador. Marciano tem muita experiência em concursos e acompanhou várias provas orais de magistratura. Tenho muito a agradecer pela colaboração do nosso gestor e acredito que grande parte do sucesso do grupo está associado à sua participação. Acho que vocês ficarão muito bem servidos se tiverem a ajuda do Marciano! Um abraço e boa sorte a todos!!! Mônica.”
Hiram A. Xavier Pereira – Juiz Federal. Aprovado no XV Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.. “Conheci o Dr. Marciano quando iniciei meu preparo para a prova oral do TRF1. Sou testemunha da extrema valia de sua participação em nosso grupo de estudos, tanto organizando o material quanto realizando treinos pelo skype com cada um de nós. Foi uma excelente ajuda e eu não hesitaria em o chamar novamente para a mesma finalidade!!! Além de tudo, tornou-se um grande amigo de todos nós. Sucesso. Hiram.”
João Paulo M. Souza – Juiz Federal. Aprovado no XV Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. “Marciano, fiquei muito satisfeito com o seu trabalho na administração do grupo de estudos da prova oral do XV concurso da magistratura federal da primeira região. A divisão de tarefas entre os participantes para atualizar resumos referentes ao conteúdo do edital (com a estipulação de prazos para a entrega, a cobrança e o controle de resultados de cada membro na concretização das atividades) foi de grande relevância para o êxito dessa atualização, permitindo estarem aptos para utilização na véspera da prova oral. Também, a disponibilização, devidamente organizada em arquivos, dos resumos atualizados, bem como das questões resultantes de sistema de simulados realizados em trincas de participantes, foram de imensa utilidade. Além disso, o simulado que você realizou, via skype (reproduzindo os perfis rígido e moderado de examinador), com prévio sorteio de ponto, 24h antes de sua ocorrência, seguido de feedback, foi muito bom, permitindo um treinamento bem adequado para prova oral. Posso afirmar que tal simulado, assim como os demais que realizei com escolas preparatórias, ajudou bastante na minha preparação. Isso tudo, sem falar no incentivo ao espírito de união e cooperação entre os membros do grupo que você contribuiu a proporcionar. Enfim, sua atuação diligente na gestão no grupo certamente permitiu que cada participante dispusesse de grande aparato para prova oral. Parabéns, e muito obrigado, pelo trabalho!”
Etiene Coelho Martins. Juiz Federal. Aprovado no XVII Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. “Eu conheci o Marciano quando fui aprovado para a Oral do TRF 3ª Região e, dentro do nosso pequeno grupo, não havia ninguém com material e tempo para administrar. Então, um colega me passou o seu contato e ele nos ajudou nesta etapa. Posso dizer que a sua colaboração foi fundamental. Primeiro, porque ele já tinha material e perguntas dos concursos anteriores. Estas perguntas, em sua maioria, já estavam respondidas, o que nos otimizou um tempo precioso. Segundo, porque ele nos passou um material atualizado até três meses antes da nossa prova, o que nos dispensou de atualizar. Apenas tivemos o trabalho de compilar o material e extrair o mais importante para as 24 horas antes da prova. Depois, para nós “marinheiros de primeira viagem” em provas orais, foi importante contar com a sua experiência para a adoção da melhor estratégia nesta etapa! Realmente, recomendo! Todos saímos ganhando e, hoje, se tivesse que fazer uma nova prova, certamente pediria a ajuda do Marciano!”
Felipe Raul Borges Benali, Juiz Federal. Aprovado no XVII Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. “Os momentos que antecipam uma prova oral são de grande estresse para qualquer candidato. O trabalho do Marciano foi imprescindível para minha preparação. A organização do grupo de estudos e do material de apoio, de acordo com os pontos do edital, foi de grande importância para me permitir a focar mais nos estudos e menos na logística. Na hora do sorteio do ponto eu já tinha tudo separado em arquivos consolidados, acelerando e muito o processo de estudo nesse momento importantíssimo que antecede "a hora da verdade". Recomendadíssimo.”
João Augusto Carneiro Araújo – Juiz Federal. Aprovado no XV Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. “Gostaria de agradecer e recomendar publicamente a excelente atuação do meu amigo e grande profissional do direito Marciano Souza Lima, o qual contribuiu de forma extraordinária na minha aprovação na difícil prova oral do concurso do TRF2-2015. A prova oral é a fase mais desgastante de um concurso e você meu amigo concurseiro não pode perder a contribuição valiosa do Marciano, que possui vasta experiência na preparação e condução de grupos de estudo para a prova oral, tendo já assistindo mais de 100 arguições de prova oral de juiz federal, direcionamento as atividades do grupo e de cada candidato isoladamente, disponibilizando ainda uma preparação individual em um simulado, no melhor estilo coaching. Poderia traçar muitas características da atuação do Marciano nesta fase de prova oral, mas para ser breve aponto três delas: a) essencial: posso dizer que sem o Marciano o grupo estaria em dificuldades em direcionar um método de trabalho, sendo que seria necessário que um dos candidatos assumisse a liderança, o que tomaria um tempo enorme de dedicação, privando uma preparação mais adequada; b) preciso: o Marciano direcionou o grupo de estudos de uma forma adequada à realização e aprovação na prova oral, indicando quais caminhos deveriam ser trilhados e quais deveriam ser evitados (lembro até hoje da sua dica de qual seria a atividade mais importante do grupo, e não deu outra, foi preciso na atuação); e, c) eficaz: Marciano trabalha de forma dedicada ao extremo, mas além disso sua atuação é objetiva, eficaz, adequada, sem fazer com que ninguém gaste tempo em atribuições desnecessárias, tudo o que ele fala só visa um único objetivo: a aprovação de todos do grupo.
Além disso Marciano atua com profissionalismo de alto nível, comprometendo-se em todos os níveis, inclusive ele pessoalmente entra literalmente de cabeça com os candidatos nessa difícil fase do concurso.
Mais do que recomendado, é presença fundamental para tua preparação e aprovação nas provas orais dos mais concorridos e difíceis concursos.”
Ney Gustavo Paes de Andrade – Juiz Federal, Aprovado no XVII Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. “O Marciano desenvolveu papel de extrema valia na minha preparação para prova oral do XVII Concurso da Magistratura do Tribunal Regional da 3ª Região. Prestou auxílio na organização do grupo, estipulou cronogramas e métodos, bem como realizou cobranças para a entrega dos resumos no prazo estipulado, possibilitando a revisão destes antes da realização da prova oral. Sua dedicação e presteza foram consideráveis e certamente muito importantes nesse momento de grande tensão.”
Rafael Rihan Pinheiro Amorim. Juiz Federal. Aprovado no XV Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. “Marciano, agradeço muito pelo ótimo trabalho. Os resumos cuja elaboração coordenou, ficaram muito bons e foram fundamentais na preparação para a prova oral!”
Luiza de Carvalho Dantas. Juíza Federal. Aprovada no XV Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. “A colaboração do Marciano foi imprescindível para a realização dos trabalhos para a prova oral do TRF2. Como moderador, agiu com organização impecável na confecção de resumos e distribuição de tarefas, e, no que pertine aos simulados, auxiliaram bastante na preparação para a prova oral, que exige um estudo diferenciado e voltado especificamente a esta etapa.”
Rodrigo Gonçalves de Souza. Juiz Federal. Aprovado no XV Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. “Tive a honra de receber o auxílio do colega Marciano durante minha trajetória no concurso para Juiz Federal do TRF1. Graças ao empenho dos meus colegas "concorrentes" e ao apoio do Marciano, consegui ser aprovado no concurso dos meus sonhos. Fiquei muito impressionado com a capacidade de organização e liderança do grupo. Essa atividade foi fundamental para o sucesso de todos os aprovados.”
André Dias Irigon. Juiz Federal. Aprovado no XV Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. “É inegável a necessidade de uma estratégia bem elaborada na caminhada de um concurso público. A coordenação de grupos de estudo é muito proveitosa, mas de quase impossivel mediação por quem está envolvido no certame. Aí, exatamente, a contribuição gigante do Marciano, que já tinha experiência em várias lideranças neste ramo e soube conduzir na elaboração precisa e pontual de um excelente estudo dirigido.”
Deomar Arouche Jr., Juiz Federal, Aprovado no XVII Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. "A organização do grupo de estudos para o oral do XVII concurso do TRF3 pelo Marciano foi muito proveitosa. Além do conteúdo em si, o próprio repassou dicas importantes a respeito da prova. O material preparado foi fundamental nas 24 horas antecedentes, o direcionamento feito com base nos pontos da prova foi essencial para o bom aproveitamento do curto espaço de tempo entre o sorteio do ponto e a prova. Excelente o trabalho realizado pelo Marciano."
Rosangela Martins. Juíza Federal, Aprovada no XV Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. “Já conhecia o trabalho do Marciano, quando o indiquei para a turma do XV concurso do TRF2. Mesmo ciente da sua qualidade do seu trabalho, fui surpreendida.
A prova oral é desgastante física e emocionalmente, ter alguém com experiência e competência para gerenciar o grupo foi fundamental. Marciano sabia exatamente o que era preciso ser feito, bem como o tempo máximo de conclusão das atividades. Pontual e certeiro nos seus direcionamentos, indicava as tarefas prioritárias, fator importantíssimo para nós que tivemos menos de dois meses entre a divulgação do resultado da segunda fase e a realização da prova oral, isso com a inscrição definitiva no meio desse curto período. Saber o que, e como fazer, era ganho precioso de tempo. Como fruto da sua orientação, do material por ele disponibilizado e do empenho dos colegas, tínhamos excelentes resumos dos pontos para estudar e inúmeras questões do concurso anterior para simular a arguição.
Nos simulados, seus comentários e observações meticulosas, possibilitou aprendizado valioso, como decorrência, fui ganhando mais segurança para a realização da prova oral, afinal tinha sido previamente avaliada por alguém com vasta experiência nessa etapa.
Prestativo, eficiente, preciso, competente. Essas qualidades já seriam suficientes para recomendar seu trabalho, mas agregadas a elas vem o carinho, as palavras de apoio e incentivo, o vibrar da alma em festa com cada aprovação (todos os 30 candidatos foram aprovados e a comissão divulgava o resultado ao final dos turnos de prova, realizadas de manhã e a tarde, circunstância que gerava enorme expectativa nos candidatos, compartilhada e vivenciada com o Marciano). Marciano ofertou muita mais que a excelência do seu trabalho, por isso recebe a minha indicação e, sobretudo, minha gratidão. Você já é um sucesso!!! Eternamente grata!”
Wellington Lopes da Silva. Juiz Federal, Aprovado no XV Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. “Meu caro Marciano, agradeço-lhe por sua valiosa contribuição em minha aprovação na fase oral do XV Concurso para Juiz Federal Substituto do TRF2. Os simulados que fiz com você na semana anterior à prova foram muito valiosos. Como agradecimento, divido com você a alegria de minha conquista, arduamente perseguida e finalmente alcançada, com a graça de Deus e o auxílio de seu precioso acompanhamento. Grande abraço, meu amigo!”
Felipe Bittencourt Potrich. Juiz Federal, Aprovado no XV Concurso Público para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. "Conheci o trabalho do Marciano por ocasião da preparação para a prova oral do XV TRF2. Embora tivesse sido coordenador do grupo na 2ª fase, quando saíram os resultados definitivos quase nenhum dos candidatos estava disposto a assumir a coordenação dos trabalhos para a fase oral, tendo em conta a dedicação que esse encargo exige. Assim, recebemos com imensa alegria a notícia de que o Marciano havia aceitado nossa proposta para assumir a função. Seu trabalho foi essencial para o sucesso de nossa empreitada. Em um tempo curtíssimo de menos de dois meses para a prova, logrou conduzir o grupo com maestria e com uma energia invejável. Nesse período, produzimos materiais que foram essenciais para a preparação. Além disso, os simulados que aplica são excelentes, fruto de observação de centenas de provas orais para a Magistratura. Enfim, trata-se de profissional extremamente competente e preparado. Recomendo a todos! Muito sucesso meu amigo, e obrigado por tudo!!"